Header Ads

GOVERNO VAI CONGELAR CONTAS DE POUPANÇA DA CAIXA? SERÁ VERDADE?




Ministério da Fazenda diz que não procede a informação compartilhada em redes sociais. Constituição não permite.

Brasil - Online Revista - 26 de Julho de 2017 08:10 - Fonte: Online Revista

Circulam em grupos do Facebook e do WhatsApp a informação de que "mês que vem o governo Temer vai congelar todas as contas poupança da Caixa". Mas felizmente isto Não é Verdade. O Ministério da Fazenda afirmou que a informação não procede. Mesmo porque, se isto fosse algum dia acontecer, seria do dia para noite e sem qualquer comentário como ocorreu quando o Plano Collor confiscou a poupança de todos os brasileiros. Tal fato inédito em nossa história e que deixou marcas traumáticas em nossa sociedade, ocorreu no dia 16 de março de 1990um dia depois de assumir a presidência do Brasil – um golpe apenas lúdico que prometia acabar com a inflação do país, que estava na casa dos 2.000% ao anoPor meio de uma Medida Provisória, tal como as PECs da Reforma da Presidência e da Terceirização Geral do Trabalho, Collor e sua então ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, bloquearam a poupança e todas as aplicações financeiras da época acima de NCZ$ 50 mil (cruzados novos) – o equivalente hoje a R$ 6.500, em valores corrigidos pela inflação oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).  Vejam a mensagem em sua íntegra:

AVISO IMPORTANTE* Galera quem tiver dinheiro na conta poupança da Caixa Tira !!! Mês que vem o governo Temer vai congelar todas as contas poupança da caixa. Acabei de ficar sabendo, por uma pessoa q trabalha na área. Só pra avisar. E quem puder repassa o aviso. Quem puder repassa o aviso..😨 Isso não é brincadeira!! Pelo menos vamos procurar saber!!!


Em alguns casos, a mensagem é acompanhada de um link que remete a um site de notícias falsas. Vejam que a notícia tem todo o padrão "clickbait" quando diz que supostamente ficou sabendo por UMA PESSOA QUE TRABALHA NA ÁREA, mas não sita nomes e nem mesmo a fonte da informação. Ainda é notório a forma apelativa para se passar como vírus tal informação. Usuários do Facebook lembram o confisco da poupança durante o governo Collor. Outros apontam incredulidade: "Vai que é verdade essa loucura."



Como se pode verificar na imagem acima, a notícia existe, está circulando e muito pelas principais redes sociais do Brasil e no entanto, é antiga, falsa e apenas inventada para tentar causar um certo tipo de Caos. Não se preocupem, pois como é sabido e conhecido, se o Governo Temer for fazer algo como isto, será aprovado em caráter de urgência, as duas horas da madrugada, no Congresso e no Senado, com total aval do STF e ninguém vai ficar sabendo, apenas de manhã quando forem sacar algum dinheiro.






Gostou da Reportagem? Não esqueça de curtir nossa página pelo Facebook! 
Este é o nosso maior pagamento.



Nenhum comentário

Comente utilizando a sua conta junto ao Facebook: