Header Ads

SEM ACORDO PARA SUSPENSÃO DE CONTRATO DE TRABALHO, GM DÁ FOLGA COLETIVA PARA SEUS OPERÁRIOS




Cerca de 3 mil trabalhadores terão períodos de folga. Medida visa equilibrar produção.

A GM de São José dos Campos vai dar folga para 3 mil funcionários, entre 9 e 13 de maio, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. A medida foi divulgada nesta terça-feira (2) para os trabalhadores, no mesmo dia em que terminou sem acordo a segunda audiência na Justiça entre a GM e o sindicato sobre a suspensão de contratos de trabalho, o layoff, na planta.

Esse será o segundo 'dayoff' implantado pela empresa durante as negociações do layoff. Segundo o comunicado enviado aos funcionários, as folgas serão dadas para "equilibrar nossos volumes". De acordo com o sindicato, os trabalhadores terão os dias de folga divididos em dois grupos - a entidade destacou que o dayoff não implica em perda salarial para os funcionários.

No cronograma, o primeiro e o segundo turno dos setores de estamparia, injetoras e CCM não trabalharão entre os dias 9 e 12. Já o terceiro turno da produção da S-10, estamparia, injetoras e CCM terão folga entre os dias 10 e 13.

Empresa e sindicato negociam desde março um acordo para que os contratos de trabalho sejam suspensos temporariamente. A adoção do mecanismo depende da aprovação do sindicato.

A GM afirma que tem um excedente de 1,6 mil trabalhadores na unidade e que a suspensão de contratos por cinco meses é necessária para adequar a mão de obra à demanda do mercado.

O sindicato não aprova o layoff e cobra da empresa estabilidade no emprego após o fim da medida e defende que os lucros anunciados pela GM não justificam a suspensão dos contratos.


Um grupo de trabalhadores fez um abaixo-assinado pedindo que o sindicato leve a proposta da empresa para ser votada em assembleia - o documento tem mais de 1.000 assinaturas. 



E tudo isto, batendo a 14 milhões de desempregados... 





Redação: Diego Lincoln
Revisão e Adequação Jurídica: César Chagas
Revisão Técnica: Gabriel Santos
Fonte Primária de Pesquisa: Online Revista





Uma das únicas revistas online que é mensalmente impressa, Notícia & Verdade está de olho nas principais notícias do Brasil e do Mundo.




Gostou da Reportagem? Não esqueça de curtir nossa página pelo Facebook! 
Este é o nosso maior pagamento.


Nenhum comentário

Comente utilizando a sua conta junto ao Facebook: