Header Ads

JOSÉ MAYER SE RETRATA




Após a Folha de S. Paulo tirar do ar o texto (neste dia 05 já voltou atrás e desbloqueou a página) divulgado por Susllem Tonani, a Revista Online - Notícia e Verdade foi uma das primeiras a denunciar e divulgar o abuso sofrido e relatado pela autora. E isso foi um passo importantíssimo para que José Mayer, o agressor, fosse afastado de suas atividades na TV Globo e viesse a público se retratar.

A carta de um culpado, com grifo nosso:

Eu errei.

Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava.

A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.

Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, não sou.

Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são.

Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele.

Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.

A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar.

Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.

José Mayer

Após divulgarmos em primeira mão a matéria na sexta, último dia 31, a notícia se espalhou de tal forma que a emissora teve que se pronunciar o quanto antes dizendo que estava apurando o caso.

Ontem, 04 de abril, a Globo publicou nota informando que "tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos estúdios Globo por tempo indeterminado.", e que "Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres 'Mexeu com uma, mexeu com todas', a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa.". A nota termina dizendo que "A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação", pedindo a ela "sinceras desculpas".

Foi um dia de movimentação entre os "globais". Um grupo de funcionários, colaboradores e executivos da emissora se manifestou contra o assédio sexual, usando camisetas com as inscrições "mexeu com uma mexeu com todas", acompanhada da hashtag #chegadeassédio. Muitos deles publicaram em seus perfis nas redes sociais fotos, dizeres e imagens apoiando a causa.

Lembramos que, conforme o texto de Su Tonani, que você confere aqui, o caso mais grave, que a fez tomar uma atitude mais drástica, ocorreu em fevereiro deste ano com diversas testemunhas e foi levado ao RH da TV Globo dias depois. A vítima revelou corajosamente ao público o acontecido em 31 de março. Sendo que, até então, curiosamente a emissora nada havia feito publicamente ou declarado quanto ao caso e nem mesmo qualquer campanha por parte de qualquer um existia sobre o assunto.

O que você acha, prezado e estimado leitor? Deixe aqui seus comentários.


Redação: Gabriel Santos 
Revisão e Adequação Jurídica: César Chagas
Revisão: Diego Lincoln
Fonte Primária de Pesquisa: Grupo do WhatsApp Online Revista





Uma das únicas revistas online que é mensalmente impressa, Notícia & Verdade está de olho nas principais notícias do Brasil e do Mundo.




Gostou da Reportagem? Não esqueça de curtir nossa página pelo Facebook! 
Este é o nosso maior pagamento.


Nenhum comentário

Comente utilizando a sua conta junto ao Facebook: